Manual de etiqueta para festinhas infantis

01/07/2014 08:12
Trabalho com fotografias de festas infantis a bastante tempo e amo, amo muuuuuito! ♥
 
Já faz algum tempo que percebo nessas festas algumas atitudes que desagradam muito, não só os convidados como os próprios anfitriões.
 
É muito triste planejar uma festa, um momento que era para ser feliz, estar junto com amigos e familiares e se decepcionar. Mas isso pode acontecer… então prepare-se!!!
 
- Será que os convidados virão?
Quem não passa por essa duvida não é mesmo? Um misto de ansiedade e medo que assombra as noites anteriores ao evento.
 
O correto seria as pessoas confirmarem, por email ou até num evento que pode ser criado dentro do facebook.
 
Não levem crianças que não foram convidadas sem antes avisar a família anfitriã. Imagine se as lembrancinhas são personalizadas (ultima moda das festas). A situação ficaria bem chata.
 
Recebeu 3 convites? Para quem? Você, seu marido e seu fiho né? Mas ai seu marido não poderá ir né... portanto DEVOLVA o convite para o anfitrião da festa para que ele possa repassar para outro convidado que deseja, ou então NO MÁXIMO, pergunte se pode levar outra pessoa no lugar (no caso de você não conhecer nenhum convidado da festa e/ou não ter outra pessoa para dirigir para você - SOMENTE).
 
É de bom tom, mesmo que você esteja impossibilitado de comparecer, pedir a alguém próximo que leve seu filho (tia, avó, madrinha) para acompanhar a criança na festa.
 
- Presentes:
Se a festinha for comemorada junto com o irmão, leve 2 presentes. Chegar de mãos vazias em uma festa é indelicado.
 
Não solicite que os anfitriões abram o presente na hora da festa, por isso coloque o nome do seu filho e pergunte aos PAIS onde você poderá colocar o presente. Não entregue na mão da criança.
 
Caso você não possa comparecer na festa com seu filho, mande depois o presente, justificando a ausência. Parece descaso quando o convidado não aparece e nem dá uma satisfação.
 
- Tema da festa:
Se a festinha tiver um tema definido não leve seu filho fantasiado com esse personagem. Não sabemos se o aniversariante estará fantasiado, e esse é o dia dele.
 
Quando a festa conta com teatrinho ou show com personagens, dê espaço para as crianças, as atrações foram feitas para elas e pensadas nelas, não monopolize nem fique sentado na frente. Segure a onda!!! E fique em SILÊNCIO (principalmente os pais, pois as crianças sempre ficam quietinhas nesse momento), pois é o mínimo de respeito que se pode dar nesse momento. É horrível quando chegamos em uma festinha que está tendo essas apresentações e a gente que está fotografando ali pertinho, não escuta nada do artista... imagine as crianças?!!!
 
- Comida:
Essa é a parte onde vejo mais pessoas perdendo a linha. Os donos da festa com certeza pensaram em tudo e você não precisa atropelar ninguém ou “reservar” uma porçãozinha na sua mão. Mesmo se a comida acabar…rs Não faça isso!!!
 
OBS: Não ofereça comida para nenhuma criança sem perguntar antes para os pais se pode!!! existem crianças com sérias restrições alimentares ou simplesmente os pais não querem que ele coma determinados alimentos.
 
Contenha – se e NÃO ataque a mesa logo após o parabéns!!! Moderação. É feio, Muito feio!!!
 
Em hipótese alguma pegue algum enfeite da festa.  Isso é DECORAÇÃO e não brinde para seu filho!!!!
 
- Fotógrafo:
Lembre–se que o aniversariante do dia é a atração principal e o fotógrafo foi contratado então não fique chamando ou tentando que seu filho fique sempre no foco. Não tem coisa mais chata e deselegante que isso.
 
- Lembrancinhas: 
É de se esperar que a família anfitriã tenha preparado lembrancinhas para todas as crianças. Então não se empolgue e nem pegue nada além do que foi entregue ao seu filho. Lembre-se que a sua mãe, tia, amiga, vizinha… não tem direito a lembrancinha.
 
Não pegue lembrancinha de centro de mesa de outra pessoa. Só pegue a da sua mesa, caso você tenha sido a primeira a chegar (quando a mesa é compartilhada).
 
- Aniversariante: 
Deixe o aniversariante curtir e aproveitar a festa. É claro que você quer um abraço ou uma foto, mas não insista, nem empurre seu filho para cima dele.
 
- Seu (s) filho (s):
Mantenha controle e atenção aos seus filhos, não pense que pode deixa-los a vontade arrumando encrenca com outras crianças ou pegando docinhos da mesa antes do parabéns. Muito menos pense que os monitores ou personagens contratados deverão cuidar do seu filho para você.
 
Fique atento a alimentação da criança: se já sabe que será dificil ter alimentos permitidos por você na festa; ofereça comida em casa antes de sair. Nunca pergunte aos anfitriões: Mas não tem suco? Tem agua de coco??? Por exemplo.
 
Cuide do seu filho para que ele não fique na frente da fotografa atrapalhando ela, principalmente na hora do parabéns! Vejo isso em muitas festas... Até entendo as crianças, elas querem ficar perto do bolo e tudo mais, para ajudar o amiguinho a apagar as velinhas, mas não pode atrapalhar o profissional que foi contratado para estar ali, registrando o dia mais importante do aniversariante!
 
- Bebida alcoólica:
ATENÇÃO!!! É uma festinha infantil e não uma balada! Se não tem bebida alcoólica, ÓTIMO! Acho o mais correto! Caso tenha, convidado, manere na quantidade que ingere... Pais, coloque um limite para distribuição. Já vi até os pais do aniversariante ficarem trêbados no meio da festa do filho e com isso o filho ficar suuuper triste no dia que teria que ser maravilhoso pra ele.
 
Essa manual pode e deve ser compartilhado, tenho certeza que muitas pessoas precisam dele.
 
 
Beijocas

Fonte: ForMães
Adaptado por Patricia Cabral.

Contato

Patrícia Cabral Fotografias (21) 97909-9777 (WhatsApp)
Não informamos valores por telefone.
contato@patriciacabral.com.br