{ O que faz seu filho feliz? }

18/02/2014 10:31
Fonte: https://www.soumaeeagora.com/bebe-e-crianca/comportamento/o-que-faz-seu-filho-feliz/
 
Quantas vezes não nos perguntamos isso? O que de fato faz das nossas crianças seres humanos felizes, saudáveis que chegarão a adultos também satisfeitos e seguros? Será que todos os brinquedos, as melhores escolas, a empregada à disposição ajudam a criança a se sentir bem e feliz? Será que que todas as aulas extracurrilares que recheiam a rotina de nossos filhos, fazem com que sejam crianças mais interessadas e satisfeitas?
E lá vou eu para a internet pesquisar sobre o assunto e coletar impressões e reflexões. Eis que encontro um blog, muito bom por sinal, com um post citando uma reportagem sobre o assunto. O blog é o Nutrição Infantil da Nutricionista Karine Durães. Ela conta que leu uma reportagem sobre uma pesquisa que tinha como objetivo descobrir o que faz as crianças felizes e vejam os resultados nas palavras da Karine:
“O que deixa as crianças felizes é ficar perto dos pais, irmãos e avós. Além disso, fazer refeições em família é motivo de alegria para 87% das crianças. O dia do aniversário também é bastante citado.
Por outro lado, o que deixa 71% das crianças tristes é ficar sem os pais, ou, em menor grau, brincar sozinho. E olha que coisa: a bronca não aparece como motivo de tristeza para a criança! Mesmo se fica momentaneamente triste quando é repreendida, a criança se sente inconscientemente protegida.”
 
O resultado está bem dentro do se espera. Não parece haver nenhuma novidade que os pais já não saibam, mas porque então vemos todos os dias situações em que temos medo de frustar nossos filhos, em que damos um valor grande aos bens materiais achando que estes vão suprir nossa ausência?
Sabemos que todos os dias nos deparamos com escolhas, por vezes muito complexas, mas que vão afetar a felicidade deles ou o percurso normal das coisas. Outras vezes, estas escolhas fogem do nosso alcance. Mas peraí, essas escolhas, por mais difíceis que sejam, não são sempre baseadas no amor e no bem estar dos filhos? Com certeza, mas são também baseadas em nossas percepções de vida, de felicidade e nos esquecemos que eles terão suas próprias experiências que podem mudar significativamente o valor das coisas pra eles.
Fico pensando, minha filha é pequena, talvez ela nem saiba com certeza, o que a faz feliz, mas muitas vezes coloco um alto poder de “fazê-la feliz” em coisas que acredito ser o melhor e pode ser que não seja bem assim. E o pior, é a culpa por muitas vezes não conseguir dar o jogo da moda, o brinquedo mais caro, fora o tempo e a energia gastos para buscar coisas, quando na verdade o que eles querem mesmo é muito carinho, amor e momentos em família.
E há um outro detalhe! Eles também parecem querer ouvir o não quando necessário, sabem, mesmo que na hora role a birra, a importância desta educação.
A maternidade não é nem nunca será perfeita, não importa a época que se viva, mas isso não quer dizer que não busquemos sempre nos tornarmos pessoas e pais melhores. é preciso conhecer mais a cabeça e o coração dos filhos, ficarmos mais próximos deles e descobrir o que farão deles pessoas felizes, seguras, gentis para a vida toda e não só por breves momentos.

Contato

Patrícia Cabral Fotografias (21) 97909-9777 (WhatsApp)
Não informamos valores por telefone.
contato@patriciacabral.com.br